6 de ago. de 2010

LENDÁRIA ORIGEM DO JÔ (Bastão de Madeira)

Shintō Musō-ryū o jōdō, tem sua reputação ter sido inventado pelo grande Musō Gonnosuke Katsuyoshi. De acordo com esta tradição, Gonnosuke desafiou Musashi usando a , ou bastão longo, uma arma tida como de grande habilidade. Embora não haja nenhum registro do duelo fora da tradição oral do Shintō Musō-ryū, acredita-se que Musashi travou Gonnosuke em um bloco de duas espadas “X” (jūji-abóbada). Uma vez nesta posição, Gonnosuke não podia impedir que Musashi bloqueasse um contra-ataque, e Musashi poupou sua vida.

Gonnosuke retirou-se então a Shinto shrine para meditar. Após um período de purificação, de meditação, e de treinos, Gonnosuke acreditou ter recebido uma visão divina. Conforme a visão que teve, entendeu que encurtando o comprimento do de madeira de aproximadamente 185 cm a 128 cm (ou, nas medidas japonesas, quatro shaku, dois sol e um bu), poderia aumentar a versatilidade da arma, dando a lhe a habilidade de usar as técnicas criadas para a arma longa, a luta da lança e a swordsmanship. O comprimento da arma nova era mais longo do que tachi (espada longa) do período, mas curto bastante para permitir a reversão do fim impressionante do em espaços muito curtos. Gonnosuke poderia alterar as técnicas que se usou com , dependendo do oponente que enfrentou, para se favorecer com muitas opções diferentes do ataque. Nomeou seu estilo Shintō Musō-ryū e desafiou Musashi outra vez.

Esta vez, quando Musashi tentou usar jūji-abóbada bloco no , Gonnosuke conseguir rodar em torno da outra extremidade da arma (por causa do comprimento reduzido), forçando Musashi em uma posição onde tivesse que conceder a derrota. Retornando a cortesia que recebeu durante seu duelo precedente, poupou a vida de Musashi.

Esta pode ser uma origem fabricada da criação do jōjutsu, porque a tradição oral do Shintō Musō-ryū é a única menção deste duelo.

http://www.worldlingo.com/ma/enwiki/pt/J%C5%8Dd%C5%8D/1

Nenhum comentário:

Postar um comentário