O DOJO

O AIKIDO EM IPATINGA


 As aulas de Aikido em Ipatinga/MG tiveram início no dia 08 de Julho de 2008, com a chegada do Sensei Nicolau Apoena Castro para esta cidade, graças a generosidade e tutela de Alcino Lagares Sensei que autorizou a instalação do Dojo em Ipatinga. Nicolau Sensei é oriundo da cidade de São Paulo, onde praticava a arte sendo aluno direto do Shihan Reishin Kawai (8º Dan), que foi enviado do Japão como responsável por trazer e difundir a modalidade no Brasil. As atividades se iniciaram na Academia New Life localizada no centro de Ipatinga sendo lá ministradas até o mês de outubro de 2011 quando o Dojo se mudou para a sede a Associação Nipo-Brasileira de Ipatinga, localizada na Rua Suíça, nº. 36, Bairro Cariru, onde se encontra instalado. Em março de 2012, Nicolau Sensei levou seu primeiro aluno ao grau de Shodan (faixa preta 1º Dan) apresentando-o à banca examinadora na Federação Mineira de Aikido. Felipe Coura e Cruz, o primeiro aluno de Sensei Nicolau, iniciou-se no Dojo Minamoto estando no 2º Kyu (Faixa Roxa) e devido a mudança de Nicolau Sensei por motivos de trabalho, Sensei Felipe assumiu as atividades do Dojo Minamoto.

Em Outubro de 2012, Felipe Sensei, transferiu-se para Belo Horizonte, voltando a praticar Aikido no Butokuden Dojo. Desta forma no dia 17/11/2012, foi nomeado Fukushidoin (Instrutor auxiliar) do Dojo Minamoto, 
Ramon Sensei,

sendo este o primeiro Faixa Preta formado integralmente pelo Dojo Minamoto. Ramon Sensei, iniciou-se no Dojo como Mukyu (Faixa Branca), sendo submetido ao Exame para Shodan sendo aprovado com êxito. Após quase cinco anos à frente das atividades do Dojo Minamoto em Ipatinga/MG, Ramon Sensei foi convidado a apresentar-se para o exame de
Ni Dan (2º Dan), sendo novamente aprovado. Após mais seis anos de intenso trabalho à frente do Dojo, Sensei Ramon foi promovido a Sandan (3º Dan). Hoje é o responsável local pelo Dojo Minamoto, sob a tutela de Alcino Lagares Sensei, 5º Dan.  Ramon Sensei possui certificação do Hombu Dojo/Japão como faixa preta.
O Dojo Minamoto foi o primeiro Dojo instalado na região do Vale do Aço Mineiro, abrindo desta forma um leque de possibilidades no campo dos estudos das artes marciais. O Dojo encontra-se devidamente filiado à Federação Mineira de Aikido, bem como todos os seus praticantes, sendo frequente o intercâmbio com Dojos Filiados à Federação Mineira e outros próximos.

O nome do Dojo, inicialmente batizado de Abaquar (O Senhor do vôo) veio da tentativa de fixar o Dojo na cidade, como Ipatinga em Tupi-Guarani significa "nascente das águas tranquilas", em tradução para o japonês temos Minamoto, "morada das águas tranquilas". Resumidamente Minamoto = Ipatinga, além de tratar-se de um importante Clã na história do antigo Japão.

A sede do Dojo Minamoto Aikido encontra-se instalada na Associação Nipo Brasileira de Ipatinga, à rua Colômbia, nº. 44 - Bairro Cariru, com entrada pela Rua Suíça, nº 36. Conta com espaço exclusivo à prática da arte, conjunto de tatames de 40 mm, em padrão internacional, podendo ser expandido em casos de eventos especiais, possui ainda estacionamento interno para os praticantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário