Sempre que um novo aluno inicia seus aprendizado, percebe-se a ansiedade em galgar novos patamares de maneira rápida e direta. Existem dois pontos de vista sobre tal fato. Sempre é bom que tenhamos objetivos, procurando o que realmente nos torne melhores, contudo, não podemos nos esquecer dos aprendizados do caminho. De nada adiantaria uma faixa se o aprendizado para lá ter chegado não estivesse edificado.
Daí, com o tempo, descobrimos o dom da paciência. Saber esperar o momento certo, deixar com que as coisas aconteçam de forma natural é um caminho difícil, contudo o mais edificante. Com tal dom descobrimos outros, como o de saber ouvir, saber se calar, saber quando e como falar. Descobrimos que o caminho do Aikido é longo, porém, perfeito.
Desta forma com cada aprendizado cotidiano, vemos que o Aikido é muito mais que uma arte marcial, é um aprendizado para a vida, nos tornando pessoas melhores, promovendo a fraternidade, o respeito e a dignidade em seus valores mais profundos. Nós não "lutamos", nós "praticamos", nós não temos "adversários", temos companheiros que nos emprestam seus conhecimentos para que pratiquemos a harmonia, nós não somos uma equipe, somos apenas AMIGOS.
"O Aikido não é uma técnica para lutar contra um inimigo ou derrotá-lo. É uma maneira de conciliar as diferenças que existem no mundo e fazer dos seres humanos uma família. Significa que o segredo do Aikido é a busca da harmonia com o Universo, é tornar-nos unos com o Universo. Seus praticantes devem buscar esse entendimento por meio de treinamento diário".
Morihei Ueshiba, O´Sensei

Nenhum comentário:
Postar um comentário