11 de out. de 2010

REVERÊNCIAS NO AIKIDO

Muitas pessoas perguntam sobre o hábito da reverência no AIKIDO, associando-o a algum significado religioso, mas não há qualquer ligação. O modo de se colocar em “seiza”, sentados sobre os calcanhares com os peitos dos pés colados ao solo, advêm da cultura japonesa, preocupada com a diminuição do desconforto para a coluna, bem como a manutenção de uma boa postura. Tal forma associada à reverência propriamente dita (colocando-se as palmas das mãos ao solo e inclinando o corpo), têm um entendimento “submisso” para o mundo ocidental, como se quem reverencia estivesse se submetendo ou “adorando” à quem recebe a reverência. Na cultura japonesa a reverência tem muitos sentidos, assim como um apertar de mãos na cultura ocidental, ou o fato de se dizer “obrigado” ou “por favor”, a reverência no oriente tem todos esses significados.
Quando reverenciamos o quadro o fundador, ao início e término das aulas, estamos na verdade demonstrando nossa gratidão pelos ensinamentos deixados por ele para que pudéssemos hoje estarmos nos aprimorando, bem como demonstramos nosso respeito pela pessoa do fundador, tão importante para a arte marcial. A reverência também é feita ao Sensei e demais companheiros de Dojo, tendo os mesmos significados de agradecimento, respeito, e até mesmo de desculpas quando algum acidente acontece.
O aprendizado é uma coisa incrível, quanto mais aprendemos, percebemos que mais temos a aprender e a cultura oriental é tão rica que somente com o passar do tempo começamos a nos interar de seus significados que são muito mais vastos do que imaginamos. Uma mente aberta, receberá o conhecimento, interpretando-o e utilizando para o bem, isto também é Aikido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário