
Da mesma forma se engana quem pensa que o principal no Dojo é o aluno que mantém a prática viva. Então só resta pensar que o principal no Dojo é o fundador ou o Kaisso (herdeiro do Caminho), da mesma forma nos enganamos.
O fundamental no Dojo é a junção de várias peças. A presença do Sensei é extremamente importante, afinal ele é responsável por manter-se fiel aos ensinamentos, nivelando conhecimentos na Federação, trazendo as correções e novos ensinamentos, avaliando e preparando os alunos.
A presença do Senpai (aluno mais graduado) tem um papel importantíssimo afinal, ele é responsável por sanar dúvidas de novos alunos apresentando-se como um elo entre os alunos e o Sensei. Ele organiza o Dojo, orienta e corrige posturas dos praticantes e ainda pode substituir o Sensei em casos de necessidade.
Os alunos intermediários tem um papel fundamental na evolução dos demais praticantes, afinal, são excelentes Uke´s (quem recebe a técnica), e são a propulsão do dojo, eles movimentam o treino e dão a continuidade necessária às técnicas.
Os kohai´s (alunos menos graduados) são o oxigênio do Dojo. Eles trazem a naturalidade e uma nova perspectiva para os treinamentos. São extremamente importantes na prática marcial. A ausência de vícios o fato de não "ajudarem" colocam a prova os graduados e ainda exigem a melhor capacidade didática do Sensei e do Senpai.
A estrutura do Dojo é uma fator super importante no local de treino. Um tatame que absorva o impacto adequadamente, um local ventilado e com condições de limpeza adequadas facilitam e muito a prática.
Uma organização/federação séria e comprometida com seus praticantes, é de fundamental importância, dando todo o amparo legal para uma boa prática marcial.
Mas afinal, qual a minha importância no Dojo?
Arte Marcial não é "cursinho", onde você vai, adquire conhecimento e vai embora pra casa. Você é um "dente" dessa engrenagem... sem você ela pode até funcionar, contudo, não funcionará tão bem quanto deveria. Não espere que as coisas melhorem pelo trabalho do Sensei ou dos graduados... ajude a melhorar, seja um verdadeiro artista marcial.
Cansado, levemente lesionado, mesmo atrasado? Vá ao Dojo, faça a sua parte.
A única forma de demonstrar gratidão e lealdade àqueles que ali estão e fazem tudo isso funcionar, é estando presente. Esteja presente! Seja grato! Seja leal! Seja Aiki!
RAMON SENSEI, NI DAN
Dojo Minamoto Aikido
Federação Mineira de Aikido
Nenhum comentário:
Postar um comentário