5 de dez. de 2016

UMA LENDA HINDU.

Uma velha lenda hindu narra que todos os homens eram deuses. Mas eles abusaram muito de sua divindade e Brahma, o maior dos deuses, decidiu tirar deles o poder divino e escondê-lo num lugar onde não seria possível que eles o encontrassem. O grande problema foi, então, encontrar um esconderijo.
Assim, os deuses menores foram convocados a um conselho para resolver esse problema, e propuseram o seguinte:
“Enterremos a divindade do homem na terra.”

Mas Brahma respondeu:
“Não, isso não será suficiente, porque o homem escavará e a encontrará.”

Então os deuses replicaram:
“Nesse caso, afundemos a divindade deles no mais profundo dos oceanos.”

Mas Brahma respondeu de novo:
“Não, porque cedo ou tarde o homem explorará as profundezas de todos os oceanos, e é certo que, um dia, ele a encontrará e a trará à superfície.”

Dessa forma, os deuses menores concluíram:
“Nós não sabemos onde escondê-la e não parece existir sobre a terra ou no mar um lugar que o homem não possa chegar um dia.”

Então Brahma disse:
“Eis o que faremos com a divindade do homem: vamos escondê-la dentro dele mesmo, porque é o único lugar onde ele nunca pensará em procurar.”

Desde esse tempo, conclui a lenda, o homem tem revirado a terra, explorado, escalado, perfurado e cruzado, em busca de uma coisa que já se encontra nele próprio...

JEAN MOTTE
(Legende hindoue In Ken Jitsu, une pratique de l’aikido, Editions Chiron, 40, Rue de Seine, Paris, 1993, Pág. 22, Tradução de Alcino Lagares Sensei)

Nenhum comentário:

Postar um comentário