6 de abr. de 2011

A LEALDADE DO UKE

Pratico Aikido há pouco tempo e raramente em algum treinamento, aula especial ou seminário, não ouço algo relacionado à lealdade do Uke (praticante que recebe a técnica). Diferentemente do que imaginava quando estava me iniciando no Aikido, a lealdade não está no fato de “ajudar” ao Tori(praticante que realiza a técnica) desenvolver a técnica, nada tem relacionado a facilitar as projeções ou fazer malabares incríveis para valorização da execução.
Com o tempo percebi que a lealdade está justamente em proporcionar ao Tori a possibilidade de verificar se sua técnica está realmente sendo executada de forma correta. Está num posicionamento correto do Uke, num atemi com intenção, num agarramento que realmente tenha o objetivo de segurar o Tori naquela posição, em dar o tempo necessário para que a extensão de algum membro atinja seu alongamento máximo, sem se preocupar em bater rápido demais.
Ah... então está em dificultar? Não... está em propiciar ao Tori a experimentação da eficiência daquilo que ele estuda todos os dias, a postura, o ma-ai, a guarda, o movimento circular, associado a respiração, colocando sua mente junto ao seu corpo, aqui e agora.
A lealdade verdadeira existe toda vez que nos doamos ao Tori, deixando que dele floresça o verdadeiro Aikido que está dentro de cada um.
RAMON C. PIRES, 2º KYU
Administrador do Blog
ramoncpires@hotmail.com

4 comentários:

  1. Interessante. Eu gostaria de praticar Aikido mas aqui perto não tem. :\

    ResponderExcluir
  2. mt bom blog, Votei no TOPBR
    to partipando do TOP30 vota lá no meu blog ?



    http://aneurysmnanet.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. legal seu blog to seguindo
    segue me ai tb


    http://rosadesaronaqui.blogspot.com

    ResponderExcluir