Nos últimos dias, em todos os sites relacionados às artes marciais, principalmente ao Aikido, não se fala outra coisa: teria mesmo Anderson Silva, o Aranha, aplicado as técnicas treinadas sob cordenação de Steven Seagal, renomado Aikidoca?
Bom, como deve ser de conhecimento de todos, no último dia 06/02/11, Anderson Silva, campeão dos meio-médios do UFC, colocou em jogo seu cinturão ao aceitar o desafio de Vitor Belfort. Antecedendo ao combate fomos surpreendidos com um vídeo, onde o Aranha aparece sendo treinado por Steven Seagal, dentre as técnicas exaustivamente demonstradas vemos o Mae Gueri, um chute frontal, por diversas vezes corrigido pelo Sensei. Durante o combate, entitulado, "A LUTA DO SÉCULO", o Aranha nocauteou Vitor Belfort justamente com um mae gueri, que atingiu o queixo de Belfort.
Algumas pessoas discutem se realmente, o Aranha teria "aprendido" tal técnica, nos poucos treinamentos com Sensei Steven Seagal, uma vez que Anderson é faixa preta de Taekwondo. Outros ainda afirmam que tudo não passou de uma coincidência, sendo que Anderson teria utilizado a técnica apenas para afastar Belfort. Alguns ainda, condenam a atitude de Steven Seagal, em de forma indireta participar do UFC (MMA), entendo que tais competições vão de encontro à filosofia do Aikido.
Agora, algumas coisas devem ficar bem claras, em nenhum momento Sensei Steven Seagal utiliza ou menciona o nome do Aikido. O que pode-se destacar que, apesar do Aikido ser a arte fundamental de Sensei Seagal, ele é graduado em diversas outras artes marciais, como judo, carate, kendo e hapkido, desta forma não é lógico que o condenemos por fazer aquilo que ele sabe, lutar e ensinar.
Particularmente, vejo tais episódios como uma oportunidade ímpar de difundir e propagar as artes marcias de maneira geral, mostrando ao mundo que existem diversas artes diferentes e principalmente eficientes. Sempre haverão pessoas que discordarão, ou que fariam diferente, tudo bem, a amplitude do Aikido nos permite pensar, mas nunca nos esquecendo do respeito aos nossso Senseis.
RAMON C. PIRES, 2º KYU
Nenhum comentário:
Postar um comentário