Certa vez, Miyamoto Musashi, vencedor de inúmeros combates, deparou-se com Gonnosuke Musso, um homem que também jamais havia sido derrotado, e era extremamente hábil no manejo do “Bo” (um bastão de quase 3 metros de comprimento).
Porém, com seu Bokken (réplica em madeira da espada “Katana” do Samurai, utilizada em treinamentos, mas com a qual aquele Samurai matara e aleijara vários adversários), Musashi não teve dificuldade em derrotar também esse oponente. Contentou-se Musashi em desarmar Gonnosuke, decidindo poupar-lhe a vida, por se tratar de uma pessoa que o enfrentara sem uma espada.
Gonnosuke retirou-se de sua cidade para uma região montanhosa, inconformado com a humilhação a que fora submetido. Sua mente fervilhava; qual teria sido seu erro, frente àquele fenomenal espadachim? Eis que, em sonho, apareceu-lhe alguém e lhe deu as seguintes orientações: primeiramente, deveria reduzir aquele bastão tão longo a apenas 1,28m de comprimento por 2,8 cm de diâmetro, o “Jo”; em seguida, ensinou-lhe vários golpes e movimentos corporais.
Gonnosuke despertou, maravilhado com a solução para o problema que tanto perturbara sua mente: não havia cometido nenhum erro, afinal! A arma usada é que era inadequada, por ser muito longa, de difícil manobra, útil para manter e ferir um inimigo à distância, mas impraticável se este conseguisse se aproximar. Passou, então, a treinar os movimentos que aprendera em sonho, até a exaustão. Enfim, preparado para um novo e decisivo combate, partiu ao encontro de Musashi.
Dessa feita, Musashi sofreu sua primeira e única derrota, sendo desarmado por Gonnosuke, que devolveu-lhe a gentileza de poupar-lhe a vida e tornaram-se amigos.
Essas técnicas, deram origem ao Jojitsu Musso Ryu (a tradição Musso da arte do bastão), da qual Morihei Ueshiba (o fundador) veio a tornar-se mestre.
Morihei Ueshiba adaptou os movimentos do “Jojitsu” à arte marcial que fundara, tornando-os circulares e naturais, e denominando-os “Aikijo” (o bastão Aiki).
Fonte: www.aikidomg.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário