Quem de nós não conhece a sequência de filmes "Karate Kid"? No início da década de 80, mais precisamente em 1984 foi lançado o primeiro filme da série, quando fomos apresentados ao saudoso Sr. Miyagi e a Daniel Larusso. Na trama Sr Miyagi foi o mestre de Daniel San ensinando-lhe os segredos do karate. O filme, à época, fez tanto sucesso que do filme renderam duas sequências diretas, Karate Kid II - A história continua (1986) e Karate Kid III - O desafio final (1989). Muitas são as preferências dos espectadores, mas eu particularmente acho difícil dizer qual foi o melhor. Bons enredos, uma participação fenomenal de Pat Morita (Sr. Miyagi) e finais espetaculares. Os filmes divulgaram as artes marciais para um grande público que ainda desconhecia, influenciando vários jovens a se aventurarem e ajudarem no crescimento da filosofia oriental no Brasil. Em 1994, a Columbia Pictures relançou o filme com a continuação The Next Karate Kid (A nova aventura), nesta versão Sr. Miyagi contracenava não mais com Daniel Larusso, (Ralph Macchio) mas com a atriz, Hilary Swank, que era a nova "discípula". O filme não teve uma aceitação muito boa, atingindo um público apenas razoável. Agora em 2010, quando o público original de Karate Kid não é mais adolescente, sendo essa classe ocupada por uma nova geração que praticamente desconhece as versões originais, foi relançado não uma sequência, mas uma nova versão de "O Karatê Kid", estrelada por Jackie Chan, ocupando em tese o papel do Sr. Miyagi, falecido em 2005 aos 73 anos, e Jaden Smith como o novo discípulo da arte. Dos diferenciais do filme destacamos a arte marcial que deixa de ser o Karate e passa a ser o Kung Fu, não é mais narrado no eixo Japão-EUA ficando agora na China, a atualização dos problemas cotidianos e a humanização dos pernonagens.
O que ressaltamos aqui é a importância da mídia para as artes marciais, afinal muita gente ainda as vêem com maus olhos, principalmente por desconhecimento. Basta apenas que se dê uma chance de aprendermos coisas novas, entendendo que a cultura oriental não baseia-se simplesmente em religiões, mas numa cultura muito rica, rígida e disciplinada. Pra quem não viu o novo filme recomendamos, e pra quem não conhece os antigos, será um ótimo divertimento e aprendizado. então... boa diversão.
Caso queira conhecer e praticar qualquer tipo de arte marcial, visite uma boa academia, converse com o Sensei e os alunos e escolha aquilo que mais lhe agrada. Afinal de nada adiantaria treinar algo de que realmente não gostasse. Pesquise e pratique... você vai se surpreender.
Caso queira conhecer e praticar qualquer tipo de arte marcial, visite uma boa academia, converse com o Sensei e os alunos e escolha aquilo que mais lhe agrada. Afinal de nada adiantaria treinar algo de que realmente não gostasse. Pesquise e pratique... você vai se surpreender.

Nenhum comentário:
Postar um comentário