2 de jul. de 2010

KISSHOMARU UESHIBA (1921 - 1999)

Nascido em Ayabe, Kyoto, Japão em 27 de junho de 1921, foi o terceiro filho de Morihei e Hatsu Ueshiba. Iniciou a pratica do aikidô na sua adolescência, tornando-se diretor do Kobukan Dojo em 1942, após seu pai ter se retirado para Iwama. Graduou-se pelo departamento de Ciências Políticas da Universidade de Waseda em 1946.

Em 1948 tornou-se o diretor geral do Hombu Dojo da Fundação Aikikai, supervisionando o ressurgimento do aikidô no período do pós guerra, dividindo seu tempo entre seu trabalho em uma companhia de seguros e a direção da fundação Aikikai. Em 1955 para de trabalhar para poder se dedicar integralmente ao crescimento da Aikikai, mantendo-se na sua direção até seu falecimento em 04 de janeiro de 1999.

Em 1957, Kisshomaru publicou seu primeiro livro sobre o aikidô, intitulado "Aikido", que foi traduzido para o inglês em 1963. A partir de então escreveu mais de 20 títulos, inclusive "Aikido No Kokoro" que foi traduzido para o português com o título "O Espírito do Aikidô".

Grande responsável pela difusão do aikidô pelo mundo, em 1964 Kisshomaru faz sua primeira viagem para fora do Japão, indo aos Estados Unidos. A partir desta data passa a viajar para diversos países da América do Norte e do Sul, e da Europa.

Após o falecimento de seu pai Morihei Ueshiba em 1969, herdou o título de Doshu (senhor do caminho). Seu estilo técnico, de movimentos fluídos, com ênfase no "ki no nagare" passa a exercer grande influência sobre os diversos praticantes espalhados pelo mundo.

Com a expansão do aikido pelo mundo afora, em 1976 foi criada a Federação Internacional de Aikido, congregando inicialmente 29 países, e tendo como seu presidente a pessoa do segundo Doshu, Kisshomaru Ueshiba. Hoje o aikidô é praticado em mais de 60 países, com cerca de um milhão e meio de praticantes.

Esteve no Brasil nos anos de 1978 e 1990 a convite da FEPAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário